Dor de Costas

Para o Topo

A dor de costas pode ter variadas origens e localizações, podendo genericamente ser classificada em Cervicalgia (Dor na região cervical), Dorsalgia (Dor na região dorsal), Lombalgia (Dor na região lombar) ou Sacralgia (Dor na região sagrada).

 

 

Os vários tipos de dor de costas

A dor é o principal motivo da procura de sessões na Fisioterapia Lisboa, sendo que na sua maioria a principal queixa dos pacientes são as dores nas costas.

 

A dor pode ter origem vertebral, articular, muscular, vascular, visceral, fascial, neuropática ou ligamentar, dependendo da estrutura que está em disfunção.

 

 

Se sinto dor nas costas, o que devo fazer?

Os fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa aconselham a não esperar muito tempo, após ter os primeiros sintomas de dor.

 

Deve tentar analisar a dor e aperceber-se de aspectos como os factores que melhoram ou pioram a dor, se a hora do dia influencia a dor, quando é que a dor começou, se está sempre presente ou apenas em actividades específicas, entre outras. Em suma, deve tentar perceber o seu padrão de dor para que na consulta de avaliação o fisioterapeuta o questione e possa obter a informação relevante para perceber de que tipo de dor se trata e qual a sua origem. 

 

É aconselhável marcar uma consulta de avaliação na Fisioterapia Lisboa, para que o Fisioterapeuta possa avaliar e intervir no seu caso.

 

 

Como se processa a avaliação e o tratamento da dor de costas?

Avaliação

Na consulta de avaliação, o Fisioterapeuta realiza primeiramente o exame subjectivo em que coloca perguntas para que possa conhecer o paciente. Perguntas como dados pessoais, o motivo da consulta, o padrão da dor, os antecedentes pessoais, entre outros, são realizadas para que possa chegar a várias hipóteses diagnósticas. 

 

Após esta entrevista, o Fisioterapeuta inicia o exame objectivo onde realiza testes específicos para testar as hipóteses colocadas anteriormente. Consoante os resultados dos testes, chega a um diagnóstico diferencial que ajudará a definir objectivos e posteriormente o plano de intervenção. 

 

Tratamento

O tratamento na Fisioterapia Lisboa é feito por profissionais qualificados, que em conjunto com o paciente, definem objectivos importantes e alcançáveis especificamente para aquele indivíduo. 

 

O plano é adaptável, consoante as reavaliações constantes feitas pelo Fisioterapeuta. O tratamento das dores nas costas dependerá do diagnóstico em Fisioterapia, assim como das características pessoais do paciente. Para além de Fisioterapia poderão ser utilizadas outras técnicas como a Acupuntura, a Osteopatia ou o Pilates Clínico.

 

Marque já a sua avaliação e comece já hoje a tratar da sua dor de costas!

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49