Importância da mobilidade e fisioterapia motora

Para o Topo

A mobilidade física é a habilidade do sistema neuromuscular de executar os movimentos de uma ou mais articulações em grandes amplitudes de maneira eficiente. Para isso é necessário ter uma boa flexibilidade dos tecidos moles e mobilidade articular.

 

Ao melhorar a mobilidade, há uma redução nos riscos de lesões e dores musculares. Isso ocorre devido a um alívio na sobrecarga de alguns músculos e a um aumento na amplitude dos movimentos, o que leva a uma maior capacidade do corpo de lidar com os desafios e actividades do dia-a-dia.

 

 

Principais causas da falta de mobilidade 

Para saber como está a sua mobilidade física, é importante procurar um profissional de saúde, como um fisioterapeuta, para realizar uma avaliação. Desta forma será possível analisar a real situação e relacioná-la com o factor que pode estar a interferir com essa diminuição de amplitude.

 

Estas são as razões mais frequentes que podem estar relacionadas a falta de amplitude de movimento:

  1. Sedentarismo: uma das principais causas da redução da função motora e da mobilidade é o sedentarismo pois a maioria dos indivíduos passam a maior parte do tempo do seu dia na posição de sentado. E a falta de movimentação leva a redução da amplitude de movimento;
  2. Envelhecimento: As alterações naturais que o processo de envelhecimento causalevam a rigidez articular e redução do movimento, limitando ainda mais o indivíduo no que se refere a levar uma vida saudável e livre de dores.

 

Fisioterapia no aumento da mobilidade e função motora

A fisioterapia trabalha para aumentar a força muscular através de uma variedade de exercícios. O fortalecimento muscular é feito com exercícios adequados para cada pessoa. Esta força muscular melhorada ajuda com a flexibilidade, mobilidade e reduz o risco de lesões.

 

A fisioterapia pode ajudar para que uma pessoa se possa mover com segurança, eficiência e confiança o tanto quanto possível.

 

Usando uma variedade de técnicas e dispositivos de auxílio para que o individuo possa movimentar-se bem novamente. O objectivo é ajudar na recuperação e independência e mover-se com o mínimo possível de ajuda de outros e de forma segura.

 

A fisioterapia utiliza técnicas manuais, exercícios específicos e modalidade terapêutica para melhorar a mobilidade. Técnicas manuais como massagem, manipulação e estiramento, ajudam a libertar tensão nas articulações e músculos, aumentando assim a amplitude de movimento. Exercícios específicos como alongamentos e fortalecimento, também podem ser prescritos para melhorar flexibilidade e mobilidade. 

 

A fisioterapia também pode ser utilizada para tratar condições especificas que afetam a mobilidade como artrite reumatóide, fibromialgia, lesões desportivas, dores nas costas e problemas de coluna vertebral. A fisioterapia integra parte de um programa de reabilitação para ajudar na recuperação após cirurgias ou lesões.

 

Benefícios de ter uma boa mobilidade física

O treino de mobilidade está envolvido com necessidades básicas do organismo e pode beneficiar desde adultos sedentários até idosos e também atletas. A importância da mobilidade física está relacionada aos inúmeros benefícios que ela proporciona ao indivíduo, tais como:

  • Correcções de desequilíbrios musculares;
  • Diminuição da tensão muscular excessiva dos músculos e manutenção do seu comprimento funcional normal;
  • Redução do stress nas articulações;
  • Melhor eficiência neuromuscular e na função motora.

 

Benefícios para adultos sedentários

Com o treino de mobilidade, e com a função motora adequada, essas pessoas podem beneficiar da redução nas dores musculares e em lesões posturais. Além disso, a prática de treino de mobilidade pode ajudar em tarefas do quotidiano, como estender a roupa ou dar atenção a uma criança activa, e assim realizar actividades básicas do quotidiano.

 

Benefícios para idosos

Entre os benefícios da prática nessa idade, destacam-se a diminuição nas dores articulares e musculares e o aumento na amplitude de movimento. Como consequência da prática, o idoso irá depender menos de terceiros para actividades rotineiras e terá maior confiança para caminhar, com menor risco de quedas, aumentando assim a sua qualidade de vida e preservando ou recuperando a sua independência motora.

 

Benefícios para atletas:

Ao melhorar o funcionamento das articulações e aprimorar a propriocepção, os treinos de mobilidade podem aumentar a eficiência dos movimentos de diversos desportos. Isso evita que os demais treinos, como a musculação, adicionem força á disfunção de movimento, o que poderia prejudicar o desempenho atlético e ocasionar lesões noutras articulações, devido à realização de movimento compensatório.

 

Na Fisioterapia Lisboa, encontra Fisioterapeutas especializados na mobilidade e fisioterapia motora. Marque a sua consulta de Fisioterapia!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49