Traumatismo na costela

Para o Topo

Um traumatismo na costela é, geralmente, causado por acidentes de viação e ferimentos abertos, quedas ou traumas desportivos. Assim, pode ser devido a traumas de alta energia ou baixa energia. Não é considerada uma lesão grave, se não acometer os órgãos internos ao tórax e abdómen. 

 

A causa mais comum de traumatismo na costela o idoso é a queda e no caso dos pacientes adultos jovens são os acidentes de viação, principalmente, e traumas desportivos. Em relação a acidentes de viação, estes causam traumas de alta energia e podem causar lesões nos órgãos que se encontram protegidos pela caixa torácica e importantes para o nosso organismo, como são o coração e os pulmões.

 

Embora, sejam os traumatismos de baixa energia os mais frequentes e com reduzida probabilidade de lesão dos órgãos intra-torácicos. 

 

 

Diagnóstico e Tratamento

 

Diagnóstico

O médico identifica a gravidade da lesão a partir da história clínica, exame e avaliação objectiva. A radiografia (raio-X)  é solicitada para o diagnóstico de fractura dos arcos costais e, em casos de suspeita de lesão mais grave, o médico pode requerer o exame de tomografia computorizada (TAC).

 

 

Tratamento

O tratamento para traumatismo na costela costuma seguir o método conservador, sem necessidade de repouso total, apenas evitando esforços adicionais e realizando as actividades da vida diária dentro do limiar da dor.

 

O médico pode indicar a toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para diminuição da sintomatologia que possa surgir à palpação e inspiração profunda. Esta fase pode ter a duração de 4 a 6 semanas. Se a partir desta data, os sintomas permanecem, deve-se avaliar novamente. 

 

No entanto, casos de trauma torácico mais grave, especialmente em situações de trauma de alta energia,  que apresentam sintomas como:

  • Falta de ar;
  • Mal-estar;
  • Palidez da pele;
  • Fraqueza;
  • Entre outros sintomas.

Nestes sintomas o utente devem ser avaliados de forma mais atenta e encaminhados de imediato para as urgências.

 

Posteriormente, poderá fazer a sua reabilitação com os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49