Fisioterapia no AVC

Para o Topo

A fisioterapia após o AVC melhora a qualidade de vida e a recuperação da funcionalidade do lado afectado. O  principal objectivo é reabilitar a capacidade motora e fazer com que o paciente seja capaz de realizar as suas actividades da vida diária sozinho, sem necessitar de ajuda de terceiros.

 

As sessões de fisioterapia devem iniciar-se logo após o AVC, ainda no hospital e devem ser realizadas preferencialmente todos os dias, pois quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.

 

 

Tratamento de Fisioterapia

A intervenção em fisioterapia inclui:

 

Objectivos do tratamento

Os objectivos principais da fisioterapia no AVC incluem melhorar a simetria e força muscular do rosto; restaurar a funcionalidade do hemicorpo afectado; melhorar o padrão de marcha; promover a independência nas actividades da vida diária. 

 

Exemplo de exercícios de reabilitação pós-AVC

  • Iniciar com bicicleta estática durante 15 minutos para o aquecimento. Aumentar gradualmente a resistência ao longo das sessões;
  • Na posição de deitado ou sentado, segurar uma mão na outra e elevar os membros superiores (“uma mão ajuda a outra”) ou com um bastão;
  • Abrir e fechar os braços, à frente do tronco: abrir somente um braço de cada vez e depois os dois ao mesmo tempo;
  • Caminhar em linha recta, e depois alternando entre ponta dos pés e calcanhares; 
  • Caminhar com lateralidade;
  • Caminhar na passadeira durante cerca de 10 minutos com ajuda do fisioterapeuta. 

Estes exercícios devem ser feitos com a indicação do seu fisioterapeuta e pode realizar uma a duas séries de 10 repetições e ir aumentado carga e número de repetições consoante a evolução do tratamento. 

 

Para além dos exercícios de fortalecimento é importante realizar técnicas de normalização do tónus, alongamentos musculares e mobilização articular no hemicorpo afectado, especialmente. Isto ajudará na manutenção ou aumento da amplitude de movimento

 

Os exercícios respiratórios também são importantes para evitar a acumulação de secreções que provocam infecções pulmonares e manter a capacidade pulmonar. 

 

Também pode-se recorrer a mecanoterapia (utilização de materiais auxiliares de exercício terapêutico) como bolas, elásticos, espelhos, pesos, trampolim, rampa, caneleiras e todo o material necessário e indicado pelo fisioterapeuta para melhorar a capacidade física e mental do paciente. 

 

Tempo de tratamento

Na Fisioterapia Lisboa as sessões duram cerca de 1 hora, com exercícios realizados com a orientação do fisioterapeuta, que indica outros exercícios apropriados para a pessoa fazer sozinha em casa, segundo a capacidade de cada paciente.

 

Para além dos exercícios realizados em gabinete, o paciente deve fazer o seu trabalho de casa com exercícios e alongamentos, para um estímulo muscular diário e contínuo, sempre com o objectivo de ser o mais independente possível.



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49