Exercícios de coluna

Para o Topo

Dores de coluna

Os músculos da coluna realizam os movimentos da coluna, bem como a estabilização da mesma. Sem essa estabilização dinâmica a coluna não poderia suster a posição erecta. 

 

As dores de coluna podem ser causadas por diversas patologias, podendo originar incapacidade funcional. Se já tem dores nas costas, significa que deve fazer alguns exercícios para fortalecer os músculos das costas. Para além dos exercícios de fortalecimento, também é importante fazer alongamentos para aumentar a flexibilidade e corrigir a postura incorrecta. 

 

 

Exercícios sugeridos

Alongamento da lombar

Na posição de deitado, puxar os joelhos ao peito. Manter 10 segundos. 

 

Alongamento do pirramidal ou piriforme

Na posição de deitado, cruzar uma perna, apoiando o tornozelo no joelho oposto. Empurrar o joelho do lado a alongar. Manter 10 segundos. 

 

Fortalecimento abdominal 

Na posição de deitado, com os pés apoiados no colchão, elevar as costas do chão. 2 séries de 12 repetições.

 

Ponte

Na posição de deitado, com pés apoiados no chão. Elevar a bacia, deixando os ombros no solo. 2 séries de 12 repetições. 

 

Contracção do cilindro da estabilidade

Na posição de deitado, com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão. As mãos atrás da cabeça com os joelhos flectidos. Contrair a região pélvica (10 repetições). No momento da expiração, encolher a barriga. 

 

Extensão da coluna

Deitar de barriga para baixo com os braços ao longo do tronco. Elevar a cabeça, o tronco e os braços. Realizar 10 repetições. 

 

Alongamento da dorsal

Na posição de quatro apoios, de joelhos e as palmas das mãos no chão, realizar o movimento de queixo ao peito e elevar a dorsal. Realizar 10 repetições. 

 

 

Realize os seus exercícios no conforto do lar ou na Fisioterapia Lisboa

É muito importante que estes exercícios sejam realizados com a supervisão de um Fisioterapeuta para que os alongamentos, fortalecimento e mobilização da coluna sejam mais efectivos e realizados com segurança. Os fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa dirigem-se também ao seu domicílio. Marque já a sua sessão.

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49