Como prevenir o AVC

Para o Topo

No mundo, a cada 2 segundos uma pessoa sofre um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em Portugal, os números também são preocupantes. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e o AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.

 

O número de mortes por AVC (Acidente Vascular Cerebral) é superior nas mulheres, sobretudo após os 75 anos. A idade, sexo ou história familiar são factores de risco que não se podem alterar. Mas a prevenção permite reduzir o risco em cerca de 80%. Apresentamos de seguida alguns pontos que ajudam a prevenir o AVC:

 

 

Conselhos da Fisioterapia Lisboa para a prevenção do AVC

Alimentação equilibrada

A alimentação é importante para a nossa saúde, nomeadamente para a saúde cardiovascular. Deverá evitar uma dieta rica em gorduras e sal que potenciam a hipertensão, que é um factor de risco para o AVC e doenças do coração. 

 

É importante aumentar a ingestão de fruta, vegetais, leguminosas, peixe e carnes magras. Evitar ao máximo os alimentos processados, comida pré-feita e fast-food, que são bastante calóricos e possuem um baixo valor nutritivo. 

 

Adopção de bons hábitos

  • Fumar - Tente deixar de fumar pois um fumador tem um risco aumentado de AVC, sendo um factor responsável por até 14% das mortes por AVC. No caso do género feminino este risco pode ser aumentado com a toma de contraceptivos hormonais. A combinação destes dois factores de risco aumenta bastante a probabilidade de AVC. Para além disso, o tabaco promove a hipertensão. 
  • Bebidas alcoólicas - Deverá moderar a ingestão de bebidas alcoólicas pois em excesso pode aumentar a pressão arterial, reduz o fluxo sanguíneo no cérebro e pode provocar alterações no ritmo cardíaco ou trombos. 

 

Combata o sedentarismo

Faça caminhadas e pratique actividade física (controlada) regularmente. Reduza as horas que passa sentado ao sofá ou secretária, utilize as escadas em vez do elevador, utilize transportes públicos e caminhe à hora de almoço. 

 

Realize pelo menos 30 minutos por dia de actividade física.

 

Esteja atento à tensão arterial

A hipertensão é considerada a principal causa de AVC mas é relativamente fácil de prevenir. Para não ter a pressão arterial elevada deve seguir as indicações acima e estar atento aos seus valores de forma periódica. Também deve estar vigilante em relação aos seus níveis de açúcar (glicemia) e gordura no sangue. 

 

Esteja atento aos níveis de glicemia 

O excesso de glicose no sangue (característica do diabetes) aumenta a coagulação do sangue e deixa-o mais viscoso, diminuindo o fluxo sanguíneo, o que pode levar a AVC. 

 

Esteja atento aos níveis de colesterol

O excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento das artérias. As placas de colesterol depositam-se na artéria, diminuindo o seu diâmetro e impedindo a passagem do sangue. Isto dificulta a oxigenação do cérebro, aumentando o risco de AVC.

 

Controle o seu peso

Pese-se uma vez por semana, logo de manhã e em jejum. Conheça o seu peso e tente mantê-lo estável. Não é indicado o excesso de peso.

 

Entre em contacto com os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa para saber mais de como prevenir AVC.



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49