Hipotonia Muscular

Para o Topo

A hipotonia define-se como diminuição da resistência ao movimento passivo. Verifica-se diminuição ou ausência de tónus muscular e está muitas vezes associada a diminuição da força.

 

Não é uma doença em si mas um sintoma derivado de alguma doença ou lesão que afecta uma zona do cérebro, nomeadamente o cerebelo. As alterações do tónus muscular também envolvem a medula espinhal, nervos e músculos e os seus movimentos. É muito importante o diagnóstico precoce para administrar a terapêutica e tratamentos adequados tendo em conta a causa.

 

Pode surgir na idade adulta ou no início da infância (mais frequente). Nestes, é relativamente simples de reconhecer a hipotonia mas pode ser muito difícil identificar a causa, o que pode interferir no desenvolvimento da criança. De entre as possíveis causas apresentadas de seguida, pode-se definir a hipotonia de central (quando a interrupção dos sinais transmitidos aos músculos ocorre a nível do cérebro ou da medula espinhal) ou periférica (quando ocorre por lesão nervosa periférica).

 

 

Causas Hipotonia Muscular

Os principais exemplos de possíveis causas são: 

  • Lesões cerebrais ou encefalopatia por défice de oxigénio ou irrigação cerebral e é das principais causas de hipotonia central no recém-nascido;
  • Atrofia muscular espinhal tipo I, distrofia miotónica congénita e as miopatias congénitas são as principais causas de hipotonia periférica no período neonatal; 
  • Doenças hereditárias;
  • Distúrbios neuromusculares e da informação nervosa enviada aos músculos;
  • Doenças genéticas ou cromossómicas;
  • Infecções;
  • Lesões da medula espinhal durante o nascimento;
  • Surge muitas vezes associada a paralisia cerebral;
  • Em recém-nascidos prematuros (menos de 37 semanas) deve-se ao tónus muscular ainda não estar completamente desenvolvido;
  • Na idade mais avançada, as causas mais habituais são a esclerose múltipla e doenças neuronais motoras.

 

 

Tratamento Hipotonia Muscular

Alguns casos têm um tratamento específico, mas o principal tratamento para a hipotonia de causa idiopática ou neurológica é a fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala.

 

Dependendo da causa, a hipotonia pode melhorar, estabilizar ou agravar ao longo do tempo. No caso da prematuridade, a hipotonia tende a melhorar à medida que a criança se desenvolve.

 

Com as sessões de Fisioterapia da Fisioterapia Lisboa o objectivo será melhorar a postura e a coordenação motora e ajuda a fortalecer os músculos em torno das articulações proporcionando maior estabilidade.

 

Contacte os nossos Fisioterapeutas especializados em fisioterapia neuromuscular para mais informações!

 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49