Reabilitação física

Para o Topo

O objectivo da reabilitação física é tratar ou minimizar as incapacidades e disfunções causadas por doenças crónicas, sequelas neurológicas ou lesões derivadas da gestação e do parto, acidentes de trânsito e de trabalho.

 

 

O que é a reabilitação?

A reabilitação teve o seu desenvolvimento no século XX, especialmente no período após as grandes guerras.

 

A reabilitação é um processo global e dinâmico focado na recuperação do paciente num todo, tendo em vista a sua reintegração social.

 

Está relacionada com um conceito mais abrangente de saúde, incluindo o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito. 

 

Em que pode intervir a medicina física e de reabilitação?

 

  • Doenças crónicas – o aumento da esperança média de vida levou a um aumento da população idosa e, consequentemente, com o aumento da longevidade, também aumentaram o número de doenças crónicas, muitas delas incapacitantes;
  • Sequelas neurológicas ou lesões decorrentes da gestação e do parto – com o avanço da medicina e progressos na área materno-infantil é possivel salvar crianças que sobrevivem com graves sequelas neurológicas ou outras lesões congénitas;
  • Acidentes de viação e de trabalho – com a evolução da tecnologia e estilo de vida têm surgido cada vez mais vítimas de acidentes de viação, de trabalho e de doenças cardiovasculares, em idade activa, cada vez mais jovens.  

 

Quais são os profissionais responsáveis pela reabilitação física?

 

A reabilitação eficaz e bem sucedida deve ter por base uma equipa multidisciplinar, composta por Fisiatras, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais, Terapeutas da fala, Auxiliares de acção médica, Assistentes sociais e Psicólogos.

 

Este grupo de profissionais de saúde devem articular-se entre si, possuindo objectivos em comum para os quais devem trabalhar em sintonia. Nota-se que quanto mais grave, complexo e incapacitante é o caso, mais vantagem tem na intervenção de uma equipa multidisciplinar.

 

Com estes profissionais credenciados, a intervenção é baseada na evidência científica de forma a que a reabilitação da pessoa afectada funcionalmente por doença ou traumatismo, seja rapidamente integrada na sociedade.

 

Quais as fases da reabilitação física?

 

Um processo de reabilitação física inicia com o diagnóstico para verificação das patologias, deficiências e incapacidades existentes. Após avaliação pormenorizada do paciente estabelece-se um prognóstico, plano de tratamento e objectivos. Há interligação entre a equipa multidisciplinar para apoio nas várias vertentes biopsicossocial. 

 

A Fisioterapia tem um papel importante na prevenção do descondicionamento físico, bem como todas as sequelas decorrentes da imobilização prolongada dos doentes acamados, incluindo técnicas de facilitação e estímulo dos processos de recuperação e regeneração natural.

 

Por fim a reabilitação tem o intuito da promoção da integração socioprofissional.

 

Na Fisioterapia Lisboa pode contar com uma equipa de Fisioterapeutas focados na sua reabilitação física!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49