Cinesioterapia vertebral

Para o Topo

A cinesioterapia vertebral tem acção através de técnicas manipulativas, alongamentos e fortalecimento muscular, permitindo a correcção de deformidades de coluna (escolioses e cifoses) e promovendo o fortalecimento muscular de modo a aliviar lombalgias, dorsalgias e cervicalgias. 

 

A realização dos movimentos irá levar a uma diminuição da incidência, da intensidade, ou da duração da lesão músculo-tendinosa.

 

Na Fisioterapia Lisboa, os nossos Fisioterapeutas estão aptos para realizar cinesioterapia vertebral. 

 

 

Cinesioterapia 

A palavra “cinesioterapia” surge da junção das palavras com origem grega de “kinesis” que significa movimento e de “therapeia”, que designa terapia.

 

A cinesioterapia é um tipo de terapia que se recorre ao tratamento pelo movimento, sendo indicada como excelente método terapêutico. Os principais objectivos da terapia pelo movimento são tratar ou prevenir patologias e as suas alterações; melhorar, restaurar ou aumentar a função física; optimizar a preparação física e a saúde geral. A finalidade é atingir um nível óptimo de movimento para as actividades básicas ou complexas da vida diária.

 

Esta terapia pelo movimento pode ser indicada e é bastante eficaz no tratamento de dor, inflamação, cicatrização, etc., especialmente se a fase aguda já passou. 

 

A partir de uma avaliação detalhada, o Fisioterapeuta identifica os melhores exercícios terapêuticos a ser empregues para a concretização do objectivo proposto e necessário. Assim, recorre-se ao movimento para tratar e aperfeiçoar a realização de actividades básicas ou mais específicas, reabilitando também movimentos dentro de uma função.

 

Para atingir o objectivo de tratamento, a cinesioterapia procura pontos com alguma alteração ou disfunção, actuando por intermédio de movimentos passivos, activos e activos-assistidos. Entre os benefícios desta terapia estão a redução da dor muscular, a melhoria da amplitude de movimento e a reeducação postural.

 

O movimento como meio de tratamento para a coluna

O tratamento da coluna recorrendo à cinesioterapia vertebral inclui exercícios terapêuticos realizados pelo paciente, exercícios designados de activos, e os realizados sob mobilização por parte do fisioterapeuta, chamado como passivos e activos-assistidos. Esta terapia é importante para melhoria da resistência, flexibilidade, coordenação, força muscular e mobilidade articular. Em média, as sessões duram cerca de 1 hora.

 

Movimentos passivos

São realizados pela força externa do Fisioterapeuta e o paciente não exerce força ou qualquer outro tipo de ajuda para a execução do movimento. Esta modalidade é utilizada especialmente em pessoas com dores e inflamações em fase aguda e visa evitar contracturas musculares, manter a integridade dos tecidos e estimular o sistema circulatório. Alguns exemplos de exercícios passivos: alongamentos e manobras de terapia manual. 

 

Movimentos activos

Englobam exercícios realizados voluntariamente pelo paciente sem auxílio manual do Fisioterapeuta. Esta modalidade tem como objectivo melhorar a amplitude de movimento, a flexibilidade, a coordenação motora, a força e a resistência muscular.

 

Movimentos activo-assistidos

Estes exercícios são a combinação dos exercícios activos com a mobilização realizada pelo Fisioterapeuta. Têm como objectivo a reeducação do movimento, melhoria da funcionalidade e ganho de amplitude de movimento.  

 

Para quem é indicado?

Todas as pessoas que apresentam lesões e traumas ao nível da coluna vertebral podem ser submetidas ao tratamento por intermédio da cinesioterapia, desde que se respeite as fases da lesão (aguda, subaguda e crónica) e haja indicação médica para tal.

 

Dentro deste grupo também estão aqueles que apresentam menor mobilidade devido ao avanço da idade ou condições físicas genéticas ou adquiridas. Este tratamento vai actuar positivamente para recuperar a funcionalidade dos movimentos nas actividades de vida diária e fazer com que volte a ter autonomia e maior independência na realização de movimentos.

 

Equipamentos que podem ser utilizados

Os equipamentos mais utilizados para a execução dos exercícios terapêuticos podem incluir:

  • Halteres;
  • Bastões;
  • Bolas;
  • Caneleiras;
  • Therabands (faixas elásticas).

 

A Fisioterapia Lisboa dispõe de uma série de equipamentos que permitem ao paciente usufruir de uma cinesioterapia adequada e satisfatória. Dentre os equipamentos podemos citar: aparelhos para exercícios aeróbios (bicicleta e step), elásticos, trampolim, bosu, bolas, caneleiras, halteres, fitness ball, entre outros.

 

Precauções

Antes de iniciar cinesioterapia vertebral é importante ter algumas precauções:

  • A cinesioterapia vertebral deve ser prescrita pelo seu médico e orientada somente pelo Fisioterapeuta;
  • O número de séries e de repetições é de extrema importância e deve ser determinado tendo em conta o objectivo, capacidade e evolução do tratamento;
  • A execução dos exercícios deve ser sempre acompanhada por um Fisioterapeuta para evitar movimentos de compensação, que exigem mais de outros grupos articulares e musculares, podendo induzir lesões.

A cinesioterapia é talvez o mais completo entre os processos de reabilitação terapêutica e prevenção contra lesões. Para iniciar o tratamento, o ideal é consultar um Fisioterapeuta, que fará uma avaliação completa, exame físico, análise de exames realizados e diagnóstico médico. A partir daí, é elaborado um tratamento individualizado.

 

Marque a sua sessão e trate das suas costas na Fisioterapia Lisboa!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49