Como prevenir e tratar a fascite plantar

Para o Topo

O que é?

É uma lesão muito frequente em atletas ou indivíduos que praticam desporto, principalmente os que costumam praticar corida. Também pode estar presente em indivíduos sedentários.

É um processo degenerativo da fáscia plantar, uma camada de tecido e conjunto de músculos na planta do pé, desde o calcanhar até ao inícios dos dedos. Caracteriza-se por uma dor intensa na planta do pé ao caminhar, alivia na posição de sentado e piora com a carga.

Durante a fase de apoio da marcha, a fáscia tem um papel importante no amortecimento da carga e a suportar o peso corporal. O movimento repetitivo, por exemplo treinos intensos em corrida, pode exercer tensão adicional sobre a fáscia, iniciando o processo degenerativo e inflamatório na planta do pé. Acontece por forças compressivas na fáscia e a tensão é maior em pés cavos ou planos. Por isso, para um tratamento eficaz é necessário avaliar a arcada plantar em primeiro lugar.

 

Tratamento

Os objectivos do tratamento inicial são a diminuição da dor e controlar o processo inflamatório:

  • Crioterapia (aplicação de gelo de forma estática por 15 minutos ou dinâmica associando a massagem com gelo);
  • Terapia manual com técnicas de pressão de certos pontos para reduzir a tensão e dor;
  • Bandas neuromusculares, ligaduras funcionais e ortóteses para potenciar o alinhamento do pé reduzindo a tensão e dor;
  • Electroterapia (TENS, ultra-som e laser).

 

Prevenção

Uma segunda fase do tratamento que pode ser inserida na prevenção tem como objectivo reduzir o excesso de tensão que é aplicada na fáscia, melhorando a acção das estruturas envolventes e que tembém têm a função de amortecimento da carga.

Deve-se realizar um plano de exercícios para fortalecimento, resistência, alongamento, equilíbrio e activação neuromuscular dos seguintes músculos:

  • Quadricípe, ísquio-tibiais e trícepe (músculos responsavéis pela absorção de energia durante o impacto);
  • Tibial posterior, tibial anterior e intrínsecos do pé (responsáveis pelo suporte de peso).

É importante procurar os Fisioterapeutas especializados da Fisioterapia Lisboa para que o seu tratamento seja mais rápido e eficaz, evitando outras lesões associadas, agravamento da condição actual e prevenção de recidiva.

 

Estamos prontos a judá-lo!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49