Fisioterapia e reabilitação

Para o Topo

A área da Medicina Física e de Reabilitação engloba programas reabilitação adequados e completos, sendo um deles a Fisioterapia.

 

 

Fisioterapia

A Fisioterapia tem como objectivo a recuperação dos movimentos na totalidade após lesão, cirurgia ou doença com impacto no sistema músculo-esquelético, neuromuscular ou cardiorrespiratório e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

 

Assim, o Fisioterapeuta avalia as disfunções do paciente e com base na avaliação, cria um plano de tratamento ajustado, em conjunto com uma equipa multidisciplinar e especializada, se necessário. O plano de tratamento vai auxiliar na promoção da mobilidade, autonomia e independência do paciente, bem como no auxílio e ensino de técnicas adequadas para os cuidadores. 

 

 

Reabilitação

Os pacientes que recorrem aos serviços de reabilitação são indivíduos que perderam a capacidade de realizar as actividades da vida diária de forma normal, muitas vezes decorrente de uma lesão, acidente vascular cerebral (AVC), infecção, tumor, cirurgia ou um distúrbio progressivo.

 

No caso de pacientes com doenças do foro cardiorrespiratório, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica  (DPOC), é indicado um plano de reabilitação no âmbito da Fisioterapia Cardiorrespiratória. Pacientes que perdem força e massa muscular após um período de acamamento (por vezes decorrente de lesão grave ou cirurgia) também necessitam de integrar um plano reabilitação na área de Fisioterapia Músculo-Esquelética. A reabilitação pode incluir Fisioterapia e Terapia

 

Ocupacional, para tratar a sintomatologia e promover a reeducação funcional para voltar a adquirir as funções específicas perdidas. Geralmente, o tratamento envolve sessões continuadas de intervenção individualizada, durante determinado período de tempo.

 

Reabilitação em jovens e idosos

A necessidade de reabilitação engloba todas as faixas etárias, variando o tipo de reabilitação, grau e objectivos consoante a idade e diagnóstico. Os pacientes com patologia crónica, normalmente com idade mais avançada, possuem objectivos diferentes e precisam de um plano de reabilitação menos intensivo ou um período mais longo de reabilitação do que os jovens com uma lesão temporária (por exemplo, devido a lesão desportiva).

 

No caso de uma pessoa idosa o grande objectivo será restabelecer a capacidade de realizar as actividades da vida diária com a maior autonomia possível, como as actividades de cuidados pessoais.

 

Por sua vez, o principal objectivo de um indivíduo jovem, que tenha sofrido uma lesão, é restabelecer todas as funções o mais rapidamente possível. No entanto, apenas a idade não é razão para alterar os objectivos ou a intensidade da reabilitação, ainda que a existência de doenças e limitações possa alterá-los. 

 

Iniciar a reabilitação

Para começar o plano de reabilitação, o seu médico deve redigir uma declaração/pedido a um fisiatra (médico especializado em medicina de reabilitação), terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou a um centro de reabilitação. Esta declaração inclui o número de tratamentos previstos, tratamentos específicos e terapias necessárias e diagnóstico.

 

No nosso centro de Fisioterapia não há acordo directo com seguradoras ou Sistema Nacional de Saúde. Se necessitar de reembolso por parte do seguro de saúde, aconselhamos ter uma prescrição de um médico especialista, como o Fisiatra ou outro da área de intervenção. No entanto, pode começar a sua reabilitação começando com uma avaliação com o Fisioterapeuta. 

 

O plano de tratamento é elaborado conforme as necessidades do indivíduo. Muitos pacientes podem ser tratados em ambulatório no gabinete do profissional de saúde. Os pacientes com incapacidade grave podem necessitar de cuidados hospitalares ou de recorrer a um centro de reabilitação.

 

Em qualquer um dos locais, terá o apoio de uma equipa multidisciplinar, que para além do médico e do fisioterapeuta, pode englobar enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, audiologistas e outros profissionais da área da saúde. Uma abordagem recorrendo a uma equipa multidisciplinar é vantajosa porque a perda grave de funcionalidade pode levar a outros distúrbios, como a depressão, apatia e problemas do foro financeiro e social. 

 

Fisioterapia e reabilitação ao domicílio

A Fisioterapia e reabilitação ao domicílio é adequada a indivíduos que não se podem deslocar facilmente. No conforto do lar, os familiares ou amigos podem participar e estar a par do processo de reabilitação.

 

No entanto, a fisioterapia e reabilitação ao domicílio com o auxílio dos familiares, ainda que muito desejável, também pode resultar numa grande carga física e emocional para todos os envolvidos. Nestes casos, a participação de um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional nos cuidados domiciliares torna-se vantajosa.

 

Na Fisioterapia Lisboa estamos também enquadrados para idosos, possuindo também programas de Fisioterapia e reabilitação adaptados para estes. Os programas menos intensivos são os mais adequados para indivíduos com menos tolerância à terapia, como os idosos de idade avançada ou as pessoas mais debilitadas.

 

Comece o seu plano de Fisioterapia e Reabilitação na Fisioterapia Lisboa!

Após uma lesão, patologia debilitante ou procedimento cirúrgico, deverá seguir um plano de reabilitação, recomendado pelo seu médico ou fisioterapeuta, para recuperar o mais precocemente possível e de forma efectiva. A Fisioterapia Lisboa tem ao seu dispor a realização do processo de reabilitação em gabinete ou ao domicílio. Marque já o seu tratamento!



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49