Ser Fisioterapeuta em Portugal

Para o Topo

Para ser Fisioterapeuta em Portugal e poder exercer a profissão é preciso ter o certificado de Ensino Superior em Fisioterapia e estar inscrito na Ordem dos Fisioterapeutas. Tendo em conta o processo de Bolonha, a Licenciatura de Fisioterapia tem a duração de 4 anos, incluindo os estágios curriculares de aprendizagem.  

 

Há instituições de ensino privadas e públicas, num total de 20, segundo informação disponibilizada no site da Ordem dos Fisioterapeutas. Assim sendo, as propinas mensais/anuais a pagar podem variar. 

 

Os valores auferidos pelo Fisioterapeuta na sua prática clínica vão depender se é em ambiente hospitalar público ou privado, ou em clínica. Também há Fisioterapeutas que enveredam pela área do desporto ou geriatria. E para além disso podem trabalhar em prática privada. Em Fisioterapia também existem várias áreas de actuação, umas mais específicas que outras que requerem especialização, valorizando ainda mais o trabalho do profissional. 

 

 

Saídas profissionais

Terminada a licenciatura, o Fisioterapeuta pode continuar os seus estudos num Mestrado e posteriormente num Doutoramento ou então começar a trabalhar. Antes de iniciar o exercício da profissão, o Fisioterapeuta deve requerer a sua cédula profissional na Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e inscrever-se na Ordem dos Fisioterapeutas. 

 

Para além das duas grandes áreas de intervenção do Fisioterapeuta, o diagnóstico e a terapêutica, este profissional pode também intervir ao nível da prevenção e promoção da saúde, da investigação, da gestão e do ensino. 

 

As instituições em que o Fisioterapeuta pode trabalhar podem incluir Centros de Saúde, Hospitais, Centros de Reabilitação, Creches, Jardins-de-infância e Escolas, Centros de Dia/Lares para pessoas idosas, Clínicas e Gabinetes Privados, Instituições Desportivas, Centros Termais e de Bem-Estar, Instituições de Solidariedade Social, Saúde Ocupacional/Empresas e Centros de Investigação. 

 

Segundo um estudo actual, as unidades privadas de Fisioterapia ultrapassaram os hospitais como principais locais de actividade dos Fisioterapeutas em Portugal, seguindo-se, por ordem decrescente, as unidades de medicina física e de reabilitação (MFR) e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

 

 

Actualidade da Fisioterapia em Portugal

Alguns Fisioterapeutas em Portugal exercem sua profissão no Serviço Nacional de Saúde (SNS), no sector público, de acordo com diversos modelos e contextos de prestação de serviços. No entanto, actualmente a maioria dos Fisioterapeutas trabalha no sector privado. Assim, a Fisioterapia é uma profissão com maior expressão na actividade privada, pois é exercida maioritariamente por Fisioterapeutas que trabalham autonomamente no sector privado. 

 

Dados de 2019 indicam que há cerca de 13000 Fisioterapeutas licenciados em Portugal, valores que aumentaram bastante nos últimos anos, sendo esta a terceira maior profissão na área da saúde. Dados do ano de 2010 indicam que na altura só existiam 3000 Fisioterapeutas. No entanto, apenas cerca de 1400 trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

 

Cerca de 20% dos Fisioterapeutas em Portugal já possuem mestrado ou doutoramento. Segundo estudos realizados, grande parte dos Fisioterapeutas são do género feminino e grande maioria na faixa etária dos 26 e os 35 anos. 

 

Como houve um aumento exponencial de profissionais de saúde desta área, aumento este de 70% desde 2010, surge a necessidade de regulamentar a prática clínica, para garantir a qualidade e segurança dos cuidados prestados em Fisioterapia.

 

Daí surge a urgência e importância da criação da Ordem dos Fisioterapeutas que já foi aprovada e iniciou funções em 2022. O trabalho da Ordem visa desenvolver modelos exigentes e de boas práticas. 

 

Actualmente um grande reconhecimento social da profissão, no entanto, nem todas as pessoas sabem quem são os fisioterapeutas, pelo que é muito importante que exista regulamentação. Daí ter surgido a Ordem dos Fisioterapeutas para regular os seus direitos e áreas de intervenção. 

 

Portugal é um dos países em que os indivíduos vivem mais tempo com maior incapacidade. Um dos principais motivos é a falta de investimento do SNS nos serviços de Fisioterapia. O Serviço Nacional de Saúde ainda precisa de mais Fisioterapeutas nos cuidados de saúde primários e hospitalares, para que a população possa melhorar a qualidade de vida, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO), Emanuel Vital. Ainda assim, tem sido aumentado o número de Fisioterapeutas nos serviços de cuidados continuados.

 

 

Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa

Os Fisioterapeutas da Fisioterapia Lisboa são credenciados e aptos para desempenhar as suas funções. A nossa equipa é constituída por profissionais especializados em terapia manual e reabilitação, bem como em exercício terapêutico. 

 

Devemos destacar que os Fisioterapeutas em Portugal dão elevada importância à sua formação contínua e investem cada vez mais na investigação científica, propagando a produção do conhecimento em revistas científicas nacionais e internacionais.

 

O nosso objectivo é garantir a quem nos procura um serviço de qualidade, adaptado a cada paciente, promovendo a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

 

Contacte-nos e deixe-nos perceber como o podemos ajudar! 



Para saber mais informações, preencha o formulário online ou ligue directamente para a Fisioterapia Lisboa:
96 689 07 42 ou 91 365 30 49